"". Life of Cherry: 5 desculpas para assediar mulheres na rua que nós temos que parar de aceitar !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

1.11.17

5 desculpas para assediar mulheres na rua que nós temos que parar de aceitar

5 desculpas para assediar mulheres na rua que nós temos que parar de aceitar

Se és mulher, tens 90% de hipóteses de já teres sido assediada em algum momento da tua vida. Na verdade, há uma probabilidade de 20% de já te estar a acontecer isso desde os 13 anos. Há mulheres que que dizem até que são assediadas todos os dias.

Imaginem o que é sentiriam se, no vosso dia a dia, a vossa aparência ou o vosso corpo fosse tratado como propriedade pública para ser comentado, tocado ou até mesmo violado. Sentiriam-se humilhados, porque o assédio não tem nada a ver com atração sexual, tem a ver com uma manifestação de poder. Sentiriam-se assustados, porque o assédio pode ter uma ameaça de violência explícita ou implícita ( " será que me vai perseguir?", " será que me vai raptar?"). É isto que muitas mulheres experienciam no seu quotidiano.

Embora já haja muita gente a revoltar-se contra o assédio, ainda existe muita gente que o defende. Vivemos numa sociedade que ainda desvaloriza o assédio a mulheres, considerando como algo comum e, portanto, normal. Porém, lá por ser comum, não quer dizer que devamos aceitar isto e, muito menos, usar desculpas para justificar este tipo de comportamentos.


1. Já não se pode dizer a uma mulher que é bonita? : Há dois anos atrás, surgiu uma lei em Portugal que proíbe os piropos . Na altura, aquilo foi um escândalo! As mulheres bateram palmas, mas muitos homens ficaram transtornados, do tipo " mas agora já não se pode dizer a uma mulher que é bonita?".Podem, meus amigos, mas existem formas de o fazer sem deixar uma mulher desconfortável e constrangida, que é o que acontece frequentemente quando vocês, do nada, a decidem abordar no meio da rua e dizer barbaridades como " a tua mãe deve ser uma ostra, és cá uma pérola?".

2. É a única maneira de chamar a atenção de algumas mulheres: A sério, eu gostava muito de saber se já existiu alguma mulher na história da Humanidade que caiu de amores por um homem que lhe disse algo como " O teu pai é terrorista? És cá uma bomba?" ou por um que, no meio da rua, lhe decidiu, do nado, apalpar o rabo.  Eu não sei se os homens que já fizeram coisas destas algumas vez conseguiram sair com a mulher que abordaram, mas suspeito que as intenções deles não fossem um namoro nem sequer possível encontro. A maior parte dos homens faz isto porque acha que pode, porque acham que é um direito que alguém lhes facultou. É apenas mais uma forma de mostrarem à sociedade que são superior às mulheres(?) e que têm poder.

3. Calma, é só um elogio: Não sei se sabem, mas nós, mulheres, raramente consideramos um assédio na rua como um elogio. Na maior parte das vezes, isso deixa-nos desconfortáveis e constrangidas, além de nos deixar revoltadas por estarmos a ser tratadas como objetos. Atenção indesejada para  para o corpo têm muita mais tendência a deixar as mulheres desconfortáveis, sobretudo quando a sociedade já têm tendência a valorizar demasiado a aparência dos elementos do sexo feminino e a desvalorizar as suas outras qualidades. Embora possa, de facto, haver certas situações discutíveis em que certos comentários que não foram solicitados possam ser interpretados como lisonjeadores e educados, isto não é uma boa defesa.

4. Os homens são assim, o que é que se vai fazer: Esta desculpa, além de fazer com que muitas mulheres se sintam inferiores, é ofensiva para os homens. Eu, se fosse homem, sentiria-me ofendida por estarem-me a meter no mesmo saco que os outros. A sociedade tem que parar de retratar os homens como animais sem controlo dos seus próprios instintos e sem capacidade de se impedirem de magoar os outros.

5. Se não te vestisses dessa forma não eras assediada: A desculpa mais velha que as pessoas usam para justificar o assédio é " ela estava vestida de forma reveladora, estava a pedi-las". Mas o pior é que, muitas vezes, isto não serve de desculpa só para o assédio, em casos mais extremos também o que dizem quando uma mulher é violada, o que é ainda mais grave. Em primeiro lugar, ninguém tem o direito de dizer de que forma nos devemos ou não vestir. Além disso, não venham com essa desculpa da roupa, que  muitas de nós já fomos assediadas e estávamos vestidas de uma forma dita " normal". Roupas sexys ou reveladoras nunca são um convite para o assédio ou para a violência entre géneros. 

22 comentários:

  1. "Se não te vestisses dessa forma não eras assediada:" "Mas o pior é que, muitas vezes, isto não serve de desculpa"

    Desculpa la, mas isso não é verdade. Se eu "homem" andar na Rua todo nu, ou a tronco nu sei que vou levantar com piropos, ou até mesmo insultos ou ofensas ou serei alvo de piadas.

    Existe uma coisa denominada de "prevenção" é para isso que serve, se uma mulher vai de decote ou com o rabo a mostra, ou de biquini esta a espera do que?

    Da mesma maneira, que quando vês algum homem nu a correr pela cidade a tua reação é "Olha aquele rapaz hahah! Tem um bom rabo!" quantos e quantas fazem isso?

    Ou vão negar? Talvez nunca tenhas presenciado uma situação semelhante, mas por vezes pode acontecer. E nessas ocasiões, costumam esquecer-se dos "assédios" vocês mulheres tanto como Homens.

    A vida é assim, porque raio querem andar com um decote enorme? É para quê? Para ficar mais bonita? Correto? Então porque raio se queixam? É disto que não entendo.

    Se não quero que vejam o meu rabo simplesmente não o mostro, nem o ponho exposto! É tão simples quanto isto.

    Ridiculo é quem se faz de coitadinho! Do gênero, uma mulher leva alto decote e depois diz "isso é assédio!" mas ela, sabe perfeitamente que ao andar daquela maneira muita gente vai olhar para ela, seja com olhares, indiretas entre outras.

    Vai fazer o quê? Proibir de olhar? Como acabar com o assédio? Simples, vistam-se normalmente sem grandes decotes, se querem ter decotes que tenham mas que levem em consideração a consequência, qual é? Bem é aquela que todas se fazem de coitadinhas o assédio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É este tipo de comentários que faz com que este tipo de comportamentos se perpetuem. Discordo completamente da forma como pensas.
      A única coisa em que concordo é que, de facto, as mulheres também já assediaram os homens. Não nego que isso tenha acontecido, até porque já presenciei situações assim. Mas o assédio dirigido para as mulheres é muito mais comum.

      A questão é que, muitas vezes, as mulheres estão vestidas de forma apropriada e são alvo de piropos e de abusos na mesma. A roupa, portanto, não serve como desculpa.

      Uma mulher tem o direito de vestir da forma que quiser ( embora hajam, obviamente, formas mais decentes de se vestir do que outras). Essa do " se te vestires dessa forma tens que levar com as consequências" é, sinceramente, apenas uma desculpa para continuar com atitudes estúpidas. Ninguém vos obriga a comentar ou a mandar piropos. É claro que é inevitável desviar o olhar quando vêem uma mulher com um grande decote, mas podem evitar ser parvos e estarem a meter-se com ela.

      Acho que generalizaste muito a questão do assédio. O assédio não tem só a ver com a forma como vestimos. Se assim fosse, não aconteceria assédio nos empregos, por exemplo, em que os chefes muitas vezes abusam das empregadas.

      Eliminar
    2. Acho piada uma coisa: só em casos de assédio e de violação é que dizem que a vítima devia prevenir-se. Ninguém diz o mesmo sobre alguém que tenha sido assaltado ou agredido. Ninguém culpabiliza a vítima nesses casos, mas quando o assunto é reduzir a mulher a um objecto sexual, automaticamente a culpa é dela. O teu argumento nem faz sentido nenhum, até porque estás a comparar andar nu a usar roupas curtas ou decotes. O primeiro é atentado ao pudor, o segundo não.

      Também ligas o assédio às roupas curtas: explica-me, então, porque é que as mulheres são atacadas independentemente do modo como se vestem. Da minha parte não uso decotes, não uso saias nem vestidos curtos, nem sequer me maquilho (há homens que também culpam a maquilhagem) e sou assediada quase todos os dias. Chegaram a ameaçar-me de que me iam violar se me encontrassem de novo, estando eu nesse dia com uma camisola de gola alta e calças de ganga. Elucida-me então, onde é que falhei na "prevenção". Onde é que as mulheres que se vestem mais discretamente falham quando são assediadas?

      Por acaso já te deste ao trabalho de pesquisar estudos que comprovam que a roupa não tem ligação com assédio cometido? Se assim o fosse seria algo recente, mas antigamente as mulheres usavam saias até aos pés e mesmo assim elas eram violentadas sexualmente. Assédio não tem nada a ver com atracção sexual. Tem a ver com violência. E tu, ao culpares as vítimas, és conivente com essa violência.

      Eliminar
    3. Uau. E isto só prova que o conceito de respeito é uma coisa que não passa pela cabeça de muita malta.

      Uma coisa é olhar. Olhar para alguém que se veste de forma reveladora - ou que está nu, sim - não tira pedaço, desde que não haja invasão do espaço pessoal. E reconheço que as pessoas até se podem vestir de forma mais provocadora por procurar atenção. Mas BEM DIFERENTE é assediar, ameaçar, mandar bocas, violar. Acho piada quando usam essa do "estavam à espera do quê?!". Estavam à espera de que quem assediou se comportasse como um ser humano racional e não como um animal sem pensamento. Mas pelos vistos há por aí muita malta a achar que "boys will be boys" e que isso significa que são todos uns animais. Pois a mim não me parece, não é nada que um bocadinho de educação não resolva, e eu conheço excelentes exemplos de homens que podem achar x pessoa atraente e mesmo assim não fazem nada que invada a sua segurança e o seu espaço, e não consigo deixar de ficar ofendida por eles quando ouço esse argumento da treta. Talvez seja isso, educação, o que está a faltar ;)

      Eliminar
    4. Ao comentário da Mel e da Joana, só tenho a dizer : * clap* *clap*. Gostava de ver o anónimo a responder a vocês. Depois do que vocês disseram, não há argumentos estúpidos possíveis.

      Eliminar
  2. O chorrilho de disparates que vai no comentário do Anónimo enche-me de vergonha alheia. Cria cenários fantasiosos (com pessoas nuas a correrem pelas ruas como se isso fosse normal e frequentemente observado) para que os seus argumentos primitivos ganhem alguma força. Qualquer mulher, independentemente da forma como estiver vestida, tem todo o direito de frequentar o espaço público sem ser incomodada com abordagens despropositadas de homens depravados e sem noção do ridículo a que se expõem e da lama em que afundam todo o género masculino. É lamentável que o número de indivíduos com este tipo de mentalidade mesquinha, pré-histórica e retrógrada ainda seja elevado. Fazer o quê? Infelizmente, houve mesmo necessidade de se legislar contra este tipo de abuso e percebe-se bem porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentários como o do anónimo, infelizmente, são comuns e é por isso que as coisas estão como estão. Sim, realmente, essa comparação oi estúpida, a não ser que estejamos a falar de praias para nudistas, ninguém anda assim na rua.

      Concordo, esta desculpa do " se não te vestisses assim não eras assediada" só serve para perpetuar este tipo de comportamentos e atitudes nojentas e desumanas. Além de que, muitas vezes, somos assediadas na mesma e estamos vestidas de forma apropriada. Aí qual é a desculpa?

      Acho triste ter que se legislar algo que devia ser bom senso... O problema é que nem assim param com o assédio.

      Eliminar
  3. Uma mulher é assediada independentemente se usa maquilhagem ou não, roupa mais curta ou não, saltos altos ou não... Até pode ir de traje, de gabardina, sabemos que se um homem quiser meter conversa, fará, basta a mulher em questão o agradar. Mas concordo contigo quando dizes que há formas e formas de abordar uma pessoa. Há coisas engraçadas, que nos passa ao lado mas há outras que só dá vontade de dizer "Meu Deus, vou só a caminho do trabalho, deixem-meeeee!". E é com esse tipo de coisas que ninguém, incluindo homens, deve levar.

    Coisas inofensivas até acho piada, exageros (assobios e "ó tu, ó tu, olha olha, mas olhaaa") não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato,é por isso que esta desculpa da roupa nem sequer faz sentido. Os homens quando querem ser parvos e meterem-se com uma mulher, fazem-no na mesma. Sim, já houve casos em que fui abordada por rapazes mas foi de uma maneira engraçada e inofensiva, noutras foi mesmo de uma forma nojenta e só me apetecia bater-lhes. Pior mesmo é quando decidem seguir-nos na rua e não param de nos chatear ( já me fizeram isso uma vez, foi horrivel).

      Eliminar
  4. Há muita malta a precisar de ler este post. Homens e mulheres. Um dos problemas é que há MUITAS mulheres que ainda confundem um assédio com um elogio. E caramba, se isso não é prova de que há muita falta de noção e de respeito pelo próximo - macho, fêmea, ou qualquer coisa aí pelo meio.

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa não é só das mulheres, mas da sociedade que faz com que elas acreditem nisso.
      Há muita falta de noção, o que e inaceitável em pleno séc. XXI. As coisas já deviam ter evoluído.

      Eliminar
    2. Claro, claro que sim, tens toda a razão! É fruto de uma cultura que nos objectifica e nos valoriza apenas pelo nosso potencial sexual, e o pior é não reconhecermos isso e apoiarmos, como se tivéssemos palas nos olhos e falta de pensamento crítico. Uma coisa é receber um elogio, uma abordagem com espaço e respeito, outra é uma noção qualquer de que temos que ficar gratas por um homem nos dar a honra do seu desejo incontrolado - O meu comentário foi na sequência do teu ponto 1., e recordei os chorrilhos de comentários que li quando a legislação foi aprovada, e, bom, para usar eufemismos...fiquei com os cabelos em pé lol

      Eliminar
    3. É infelizmente, a sociedade dá muita mais importância ao nosso potencial sexual do que a todas as nossas outras qualidades. Da minha parte nunca vou compactuar com isso. Este post é um pequena gota no oceano, mas é o meu contributo para ver se as pessoas acordam e começam a pensar de outra forma.
      Percebo perfeitamente o que tu dizes. Uma coisa é dar um elogio a uma mulher, com respeito e educação,outra coisa é estar a mandar bocas e invadir o espaço pessoal da mulher, que é o que fazem a maior parte das vezes. Ui, eu ainda me lembro quando essa legislação saiu, lia-se cada comentário mais parvo... É mesmo de meter os cabelos em pé xD.

      Eliminar
  5. Odeio esse tipo de coisas, sempre odiei até porque tenho todo o direito de andar na rua sem estar a levar com comentários inapropriados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa, muitas vezes, está apenas a ir para o trabalho e tem que levar com essas bocas. É lamentável.

      Eliminar
  6. Gostei muito do teu post e da forma como abordas-te o assunto. Realmente as pessoas têm de começar a abrir mentes e perceberem que nós mulheres merecemos respeito, aliás toda a a gente o merece, e deixar de arranjar desculpas para atitudes parvas de depravados. E se há coisa que me tira do sério é quando culpam as mulheres por serem violadas, onde é que isto é normal? Por acaso alguém anda na rua a espera que a violem? É por estas e por outras que muitas mulheres deixam de andar a vontade com medo de algum maluco chegue ao pe dela e lhe faça mal. Independentemente da roupa isto acontece todos os dias a alguém, e tem de acabar.
    Continua a fazer este tipo de posts, pode ser que algumas pessoas abram as suas mentes, e vejam que a nossa sociedade ainda precisa mudar muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Exatamente, todos nós merecemos ser tratados com o mesmo respeito, e não é isso que está acontecer, as mulheres, infelizmente, são muito desrespeitadas. É impressionante como noutros crimes não apontam o dedo a ninguém, mas quando se trata de violações apontam logo o dedo à própria vítima como se, de facto, ela quisesse ser violada. É revoltante!
      Faço estes posts precisamente por isso, para ver a sociedade começa a mudar um pouco, e para essa pessoas abrirem os olhos.

      Eliminar
  7. Ás vezes, apetece-me começar a distribuir bofetadas pela rua...adorei o postr.

    ResponderEliminar
  8. Concordo integralmente com este teu texto! Devia-se falar mais vezes sobre este tipo de assuntos. Eu detesto estar descansadinha na rua e levar com apitadelas e piropos, deixam-me completamente desconfortável. Não, as mulheres não gostam, e não, não acho piada nenhuma. Incomoda-me.
    E o pior argumento é aquele do "que não se metesse a jeito". Vivemos num país dito livre, mas somos julgados por tudo o que fazemos. E o facto de uma mulher andar com decote não dá o direito a NINGUÉM de tocar no seu corpo sem que ela o queira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois devia-se, ou ignoram este problema ou falam disto como se fosse normal, temos que fazer alguma coisa para mudar isto.
      Esse argumento é mesmo estúpido! Uma mulher muitas vezes está descansadinha na rua, vestida de forma dita " normal", e ainda assim metem-se com ela na mesma. É, é engraçado como para umas coisas somos livres, para outras já devíamos ter era juízo. É mesmo lamentável!

      Eliminar
  9. Não diria melhor! Há seres por aí que não merecem o ar que respiram!

    ResponderEliminar