"". Life of Cherry: Como publicar no blog todos os dias !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

2.6.17

Como publicar no blog todos os dias


Uma das perguntas que mais recebo é " Como é que consegues escrever no blog todos os dias? Como é que tens tanta inspiração?". A verdade é que, em primeiro lugar, eu não escrevo no blog todos os dias, eu publico no blog todos os dias o que, parecendo que não, são coisas diferentes ( e mais à frente já explico melhor). Em segundo lugar, eu também não tenho inspiração todos os dias, há dias em que sofro de bloqueios criativos como toda a gente.

Já partilhei aqui no blog que tenho um calendário editorial, que me ajuda imenso a ter noção dos posts que já publiquei e daqueles que ainda vou publicar. Também já partilhei aqui o meu processo de escrita, que parece mais rígido do que aquilo que realmente é ( na verdade, eu já faço isto de forma automática, não é assim tão difícil). Ainda assim, muitas pessoas perguntam-se como é que é possível publicar todos os dias sem enlouquecer.

Publicar todos os dias, por vezes, é um ritmo pouco alucinante, admito. Mal acabas de escrever um post, já tens que trabalhar noutro. Porém, com um pouco de organização, é possível publicar todos os dias no blog e, ao mesmo tempo, ter uma vida como o resto das pessoas.  Ao início, pode parecer um pouco difícil mas, assim que criem um sistema que funcione com vocês, é tudo muito mais natural.

( Atenção que, com este post, eu não estou a dizer que devam publicar todos os dias. Não é preciso publicar todos os dias para ter um bom blog, embora seja preciso alguma regularidade. Este post é para aqueles que querem abraçar o desafio de publicar todos os dias, mas não sabem como).


1. Anda sempre com um caderno/ bloco de notas contigo: Isto é mesmo importante. Como ninguém tem inspiração todos os dias e as ideias não caem do céu, é essencial que as apontes sempre que te surgem. Não caias no erro que eu cometia, no início do meu blog, em que achava que se esperasse para chegar a casa ainda me iria lembrar da ideia ( e, depois, nunca me lembrava). Podes usar um caderno ou um bloco de notas, mas também podes fazer como eu, apontar no telemóvel. Eu costumo apontar no telemóvel no memorando, ou então ligo os dados móveis e escrevo num post que tenho em rascunhos entitulado " ideias para posts".

2. Usa um calendário editorial: Tal como já disse acima, ter um calendário editorial ajuda-me imenso a publicar todos os dias. Antes de ter um calendário, acordava todos os dias e pensava " o que é que vou publicar hoje". Spoiler alert: não era nada divertido estar sempre todos os dias a stressar com o que publicar. Por isso, é muito importante teres um calendário editorial se quiseres publicar regularmente.  Clica no link acima, porque está lá tudo explicadinho.

3. Escreve posts em avanço: Tal como já disse, não vais ter inspiração todos os dias. Ninguém tem, é impossível. Por isso, sempre que tiveres inspiração, aproveita para escreveres o máximo que poderes, e usa o teu calendário para distribuíres os posts por vários dias. Todos nós temos a nossa vida, nem sempre há inspiração ou tempo para o blog, por isso, teres posts planeados ajuda-te a ter uma sensação de segurança, menos pressão para escrever, e menos pânico do género " o que é que vou escrever hoje ?".

4. Não publiques só por publicar: Quando temos o compromisso de publicar todos os dias, é muito fácil cair na tentação de publicar só por publicar, para encher chouriços. Contudo, mais do que publicar todos os dias, o importante é que os teus posts tenham alguma qualidade e que sejam interessantes. Publicar todos os dias é muito bom , porém não cries posts só por criar. Por vezes, tenho esta tentação, mas o facto de escrever posts em avanço ajuda-me a ter tempo para escrever algo com qualidade e que me agrade, por isso, raramente caio nessa tentação.

5. Diverte-te: Ao fim e ao cabo, o teu blog não deve ser uma obrigação dolorosa. Afinal, começaste o teu blog porque é algo de que gostavas, não é? Por isso, independentemente se fazes ou dinheiro com este, este deve ser algo que te divirta e, quando deixar de o ser, já não vale a pena. Por isso, senta-te descontraídamente na secretária ou no sofá, bebe um cházinho ou um café, e diverte-te.

E vocês? Escrevem todos os dias? Quais são os vossos truques?

13 comentários:

  1. eu não escrevo todos os dias mas sim quando me dá jeito. Ultimamente não me falta inspiração, mas também já tive muitos momentos de bloqueio!
    boas dicas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas dicas talvez te ajudassem nesses bloqueios criativos :).
      Obrigada :).

      Eliminar
  2. Damn! Tenho uma publicação exactamente sobre isto agendada, pontos semelhantes e tudo. Se soubesse já a tinha publicado haha. Anyway, concordo completamente com a escrita avançada de posts. Isto de trabalhar muda muita coisa nas nossas vidas e o tempo livre passa a ser sinónimo de descanso em vez de escrita criativa. Portanto o ideal é mesmo ir aproveitando os relâmpagos criativos e colocar logo tudo no papel ou, neste caso, no pc. O quarto ponto é extremamente importante e em tempos já cometi esse erro. Rapidamente percebi que é uma prática errada e não vale a pena escrever só porque sim :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, temos pena, tivesses publicado mais cedo xD. Fora de brincadeiras, por acaso houve uma blogger antes de mim que já escreveu um post assim, e eu decidi publicar este na mesma. Por isso, a tua perspetiva sobre este assunto seria muito bem vinda :).
      Pois muda, desde que comecei a estagiar que o meu tempo para o blog diminuiu drasticamente, se não fossem estes truques, eu não conseguiria publicar todos os dias.

      Eliminar
  3. Eu gostava de escrever todos os dias mas acho que não devo conseguir tão cedo. No meio do trabalho, compromissos pessoais e noites mal dormidas (podem parecer desculpas mas não são xD) pelo menos para já, não me estou a ver a conseguir publicar todos os dias :) Mas gostei do teu post e das tuas dicas. Mais para a frente, se abraçar o desafio de escrever todos os dias, volto aqui para reler!

    Beijinhos Cherry,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de força de vontade e de organização. Sei que não está a inventar desculpas, mas essas dificuldades poderiam ser facilmente contornadas com um pouco mais de organização.
      Obrigada :).

      Eliminar
  4. É algo que gostava muito de conseguir fazer e admiro imenso o teu trabalho por o conseguires fazer. :)
    Beijinhos grandes.

    blomblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Normalmente faço o que dizes aqui, aponto ideias e logo que tenha um tempinho passo-as para o blog 😁

    ResponderEliminar
  6. Concordo que o calendário ajuda imenso. E escrever os posts em avanço também. Mas mesmo assim para mim é impossível fazer posts diários, continuar a trabalhar e ter vida além do computador. Ainda assim já me dizem que não o largo. eheheheheh

    Beijinho
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu consigo trabalhar, ter uma vida para além do PC e continuar a escrever posts diários. É como já disse, é tudo uma questão de prioridades e de organização :).

      Eliminar
  7. Great post! Excelentes dicas, eu sou fanática por cadernos para apontar tudo o que me vem à cabeça e desde que tenho o meu blog, que isso se tornou um hábito na minha rotina.
    Beijinhos :)

    http://myfr3namaste.blogspot.pt/

    ResponderEliminar