"". Life of Cherry: Como ser menos desorganizado/a ( escrito por alguém que já o foi) !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

12.3.17

Como ser menos desorganizado/a ( escrito por alguém que já o foi)


Quando era mais nova, eu era mesmo muito desorganizada. Quem me conhece agora (e quem lê o meu blog também), não consegue imaginar-me desorganizada, logo eu, que agora tenho a mania de fazer listas para tudo, ter tudo no sítio, e uso sempre a agenda. Mas já houve uma altura em que a minha secretária estava um caos, cheio de papéis, o meu quarto desarrumado e a roupa espalhada por todo o lado. Tal como já contei neste post, chegou a uma certa altura em que eu soube que teria que ser mais organizada, caso contrário andaria sempre stressada e sem conseguir cumprir todas as minhas tarefas como deve ser.

Há montes de posts na Internet sobre como ser organizado mas, sejamos sinceros, a maior parte desses posts foram escritos por pessoas que sempre foram organizadas, e que não compreendem a mente de uma pessoa desorganizada. Tendo eu já sido uma pessoa desorganizada, e sendo agora organizada, compreendo o que é estar dos dois lados, e estas são as maneiras que eu acho que farão uma pessoa desorganizada mais organizada.


1. Rodeia-te de pessoas organizadas: Não estou a dizer para te rodeares de pessoas organizadas para elas fazerem o trabalho todo por ti ( era bom era, mas não é esse o objetivo). As pessoas organizadas vão incentivar-te a seres também mais organizado/a e, principalmente, vão ensinar-te truques para atingires o teu objetivo. Por exemplo, a minha mãe ensinou-me formas de ter a minha roupa mais direitinha no roupeiro, ensinou-me a organizar a minha papelada de forma mais organizada em capas, ensinou-me a fazer uma mala de maneira a que coubesse lá tudo e eu conseguisse fechá-la...

2. Encontra as soluções de arrumação ideias para ti: Se não tiveres formas de guardar as coisas e tiveres excesso de espaço, o mais provável é que atires as coisas para o primeiro sítio que te aparecer e, pior, acumules coisas desnecessárias. Encontra soluções de arrumações que te ajudem a ser mais organizado. Por exemplo, eu costumo armazenar a papelada que estou a estudar em capas que tenho em prateleiras facilmente ao meu alcance, e as coisas do semestre passado em caixas de arrumação, num canto mais fundo do meu armário.

3. Cada coisa no seu sítio: Este é um excelente truque para pessoas desorganizadas. Consiste em atribuíres a cada sítio uma coisa, e de cada vez que utilizares essa coisa, esta tem que voltar ao sítio atribuído. Eu costumava perder sempre as minhas chaves de casa e demorava anos a encontrá-las, mas depois atribuí um sítio a estas, estas nunca saem de uma bolsa da minha mala. Também costumava não saber onde tinha o meu telemóvel, mas agora, após cada utilização, deixo-o sempre noutra bolsa da minha mala. Faço o mesmo com as restantes coisas na minha casa. Se atribuíres a cada coisa um lugar, passado algum tempo, o teu cérebro associará sempre um lugar a determinado objeto.

4. Livra-te das coisas que tens a mais: Todos nós temos tendência a acumular coisas que não precisamos, que só ocupam espaço e nos impedem de ser organizados ( tal como já falei aqui). As coisas que tu já não usas devem ser deitadas fora ( caso não estejam em boas condições), recicladas ou doadas ( caso não sejam úteis para ti, mas sejam úteis para alguém).

5. Arranja uma agenda: Não importa que seja é física e digital, o que interessa é teres um sítio para te lembrares de datas importantes e não te esqueceres dos teus compromissos.

6. Torna isto um desafio: Se tornares o teu processo de organização/limpeza um jogo, é mais divertido. Podes, por exemplo, criar um jogo com o teu colega de quarto. Cada vez que um de vocês deixar uma peça de roupa no chão da casa, ganha um ponto. Quem tiver mais pontos, tem que se encarregar de lavar a roupa no mês seguinte.

7. Aceita o facto de que tu nunca vais ser a pessoa mais organizada do mundo: É muito fácil sentirmo-nos desmotivados quando a nossa secretária está com pilhas de papelada, ou quando o nosso apartamento está sujo e nós sentimos que nunca o conseguiremos ter limpo. Não exijas demasiado de ti próprio/a, não queiras ser a pessoa mais organizada e perfeita do mundo ( porque tal nem sequer existe, todos nós somos sempre um pouco desorganizados em algo), nem queiras aprender a ser organizado/a logo de uma vez. Divide as grandes tarefas em pequenas tarefas, e dá um passo de cada vez. Aos poucos, verás que serás uma pessoa mais organizada.


E vocês? Quais são os truques que usam para serem mais organizados?

16 comentários:

  1. Excelentes dicas, eu por acaso também gosto de ser organizada em tudo e sem dúvida alguma que ajuda e muito no meu dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  2. Também ando a trabalhar nisso. De vez em quando inspiro-me e arrumo tudo direitinho, mas depois vem a pressa e acaba por ficar tudo desarrumado com o tempo. E lá volto eu ahah.
    Na verdade, para mim, acho que o mais difícil de organizar é o tempo. Organizar no sentido de o aproveitar melhor e o tornar mais produtivo.
    E adorei a dica 6! Acho que vou implementar isso um dia que viva com o meu namorado ahaha.
    Beijinho

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 24 horas parecem nunca ser suficientes, não é ? Eu por acaso antes tinha esse problema, mas agora já aprender a gerir o meu tempo, e percebi que há tempo para tudo, é preciso é saber estabelecer prioridades.
      Com o namorado também dá um desafio engraçado xD.

      Eliminar
  3. Toda a gente diz que eu sou super organizada, mas eu acho que sou super desorganizada na minha organização. Perco-me muito facilmente. Agora ando a obrigar-me a ter tudo num só caderno/agenda, porque cheguei ao ponto de ter coisas escritas em dezenas de papeis soltos e imensos cadernos.
    Agora o conceito de Bullet Journal anda a ser muito falado e acho que, sinceramente, é o ideal, porque podemos meter literalmente TUDO lá, e há tantos layouts espalhados pela internet e tão bonitos, nos quais nos podemos inspirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me dou muito bem com o conceito do Bullet Journal. Sou organizada, mas esse nível de organização já me ultrapassa. Acho que é preciso ter a letra muito perfeitinha e uma noção de estética visual muito avançada, coisas que não tenho.

      Eliminar
  4. Cherry! Felizmente sou uma pessoa super organizada [e é das qualidades que as minhas amigas mais me gabam] mas depois de ficar a conhecer o teu blog não podia ficar sem comentar.

    É tudo tão bonito e fofo nele que o torna tão acolhedor. Não aguento! Os meus parabéns?

    Muito sucesso, Arabella

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  5. Eu consigo ser muito organizada numas coisas e o oposto em outras. Tenho vindo a melhorar aos poucos. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Para mim a agenda foi essencial. Antes nunca usava, agora não vivo sem ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era exatamente como tu! Antes também não a usava e agora não posso viver sem ela.

      Eliminar