"". Life of Cherry: 10 razões pelas quais os livros YA também são bons para adultos !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

20.2.17

10 razões pelas quais os livros YA também são bons para adultos


Os livros YA ou Young-Adult Fiction são livros que se destinam a jovens entre os 12 e os 18 anos. No entanto, é cada vez maior o número de adultos a ler este género literário.

Alguns desses adultos sentem-se embaraçados por lerem algo que, supostamente, já não é para a faixa etária deles, e outros chegam mesmo a evitar este género de livros, apesar de terem mesmo interesse na história. Contudo, eu acho que não há nada de errado em ler-se livros YA em adultos, aliás, até há muitas vantagens nisso.


1. Linguagem acessível: Os livros YA são, por norma, livros com uma linguagem simples, acessível, pelo que são mais fáceis de ler.

2. Leitura mais rápida: Não só pela linguagem acessível, mas também porque, usualmente, tratam-se de livros pequenos. É possível ler um livro YA num fim de semana, ou se fores um leitor/a compulsivo/a como eu, em apenas algumas horas.

3. Preços mais baixos: Um livro para adultos, aqueles com cerca de 700 páginas, custam, no mínimo, 17 euros, e podem até ultrapassar os 20 euros. Os livros juvenis custam entre 10 e 15 euros, e se comprares a versão inglesa de bolso, ainda mais barato é.

4. Vozes poderosas: Este tipo de livros é, usualmente, narrado na primeira pessoa, o que dá uma certa intensidade à história e às personagens.

5. Identificamo-nos mais como as personagens: Isto tem muito a ver com o facto de as histórias serem narradas na primeira pessoa, pelo que temos mais acesso aos pensamentos e sentimentos da personagem que está a narrar. No entanto, também temos mais acesso aos pensamentos e sentimentos de outras personagens, uma vez que neste género literário, por norma, estas informações estão mais claras e são transmitidas logo ao leitor desde o início, ao contrário dos livros para adultos em que, por vezes, os sentimentos, convicções e pensamentos das personagens são menos claros e estão mais escondidos.

6. Combinações de múltiplos géneros: Na ficção para adultos, existe uma divisão clara de géneros. Existem os romances, a fantasia, a ficção científica, livros de ação, o que implica que cada livro seja mais pobre, digamos, porque foca-se essencialmente num género. Os livros YA são uma mistura de todos estes géneros, o que torna a história mais rica e mais interessante.

7. Mais escape: Por norma, eu consigo abstrair-me por completo do mundo a ler, mas digamos que existem livros em que isso é mais possível do que em outros. Eu gosto muito da minha vida, mas não gosto de ler livros que relatem vidas muito parecidas com a minha. Existem muitos livros para adultos bons, mas depois existem outros que são quase uma cópia das nossas vidas banais. Com os livros YA, isso raramente acontece, uma vez que estes têm histórias mais poderosas, relatam mundos mais diferentes e, por conseguinte, estimulam mais a nossa imaginação e ajudam-nos a abstrair-nos da nossa vida diária.

8. As histórias fazem-nos crescer: Nos livros deste género literário, as personagens são na sua maioria adolescentes, que estão a crescer, a apaixonar-se pela primeira vez, a cometer erros, a confrontar-se com a realidade, basicamente tendo criar aquilo que vão ser enquanto adultos. Eu acho que é muito enriquecedor ler isto em adultos porque, por vezes, esquecemo-nos de algumas dessas lições que aprendemos quando éramos mais novos.

9. Mantêm os níveis de romance e sexo baixos: Eu não sei como é com vocês, mas eu não gosto de livros que descrevem ao pormenor tudo o que acontece durante o sexo e, infelizmente, é algo que se vê muito em livros de adultos. Gosto, obviamente, que haja algum nível de romance e sexo, mas nada que comece a roçar o vulgar ou grosseiro. Uma das coisas que eu gosto nos livros YA é a dose equilibrada que há de romance e sexo, e a maneira como a descrevem como algo mais romântico e menos vulgar.

10. Mantêm-nos jovens: Estou quase a sair da adolescência ( dizem que a adolescência acaba aos 19, e já não me falta muito para fazer 20), mas quero manter o meu espírito adolescente vivo pelo que, de vez em quando, lerei alguns livros deste género, e acho que todos os adultos deviam fazer o mesmo.



E vocês? Também lêem livros YA? Quais é que são, na vossa opinião, boas razões para os ler?

8 comentários:

  1. Livros YA deviam ser muito mais próximos da escala 16-25, mais ou menos. Detesto verdadeiramente que aqui em Portugal livros categorizados como YA no resto do mundo, são "infanto-juvenis" aqui no nosso país. É horrível estar à procura de um livro na Bertrand / FNAC e encontrá-lo no meio dos livros ilustrados para crianças dos 6-10 anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já reparei nisso, é mesmo irritante! Fiquei parva quando vi, por exemplo, " A Culpa é das Estrelas nessa secção"! Mas se não me engano, na FNAC do Porto, por exemplo, já existe prateleiras categorizadas de "livros YA" e outro com os infanto-juvenis, e acho que faz todo o sentido essa divisão :).

      Eliminar
  2. Também gosto de ler livros do género, principalmente depois de ler um livro mais "pesado". Acho que, por serem mais leves e simples, acabam por ser bons para passar um bocadinho de tempo.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade, são muito bons depois de termos lido um livro mais "pesado".

      Eliminar
  3. Acreditas que eu acho que não conheço esses livros?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? Bem, e um termo que se usa mais no estrangeiro do que aqui, embora aqui também esteja a ganhar popularidade.

      Eliminar
  4. Quando era mais nova lia bastantes livros desse tipo!

    ResponderEliminar
  5. É um tipo de livros de que gosto muito =)

    ResponderEliminar