"". Life of Cherry: O que vestir e usar nas praxes !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.9.16

O que vestir e usar nas praxes


Esta é uma das grandes dúvidas que, todos os anos, os caloiros têm quando vão para a universidade. " O que devo vestir para a praxe?". Por isso, uma vez que aulas estão quase a começar e, consequentemente, as praxes, decidi falar sobre este tópico no post de hoje.

Obviamente que todas as sugestões que eu vou dar são baseadas na minha experiência e nas minhas vivências na praxe. Cada universidade é diferente e tem a sua tradição, pelo que as minhas sugestões poderão não se aplicar em todas. As minhas sugestões são baseadas na praxe da Universidade do Minho, em Braga.

A principal palavra que deve dominar os vossos "looks" na praxe é conforto. É mesmo essencial que usem roupas confortáveis, uma vez que vão correr muito, saltar, fazer flexões,  participar em jogos,... Usem sempre camisolas ou t-shirts largas, que vos facilitem os movimentos, usem umas calças de ganga confortáveis ( que não sejam apertadas) ou leggings e, se forem a uma praxe noturna, levem um casaco quentinho, porque é sempre mais frio à noite.

Outra das perguntas que muitos caloiros têm é :" É preciso usar sempre a roupa mais velha que temos para a praxe?". Depende. Se tiverem uma roupa de praxe ( como eu, eu tinha um kit de praxe, com calças e t-shirt para vestir por cima da minha roupa), podem andar roupa normal, dentro do confortável. Se não tiverem nenhum kit de praxe, também pode andar com roupa mais ou menos normal, embora um pouco mais para o "velhinha"e que seja fácil de lavar, porque vão-se sujar sempre, nem que seja pouco.

Quais são os dias em que devem usar roupa mesmo velhinha? Devem usar roupa mesmo velhinha no batismo de algumas cidades, em que usam óleos, ovos e tudo o que for mais nojento ( aqui em Braga o batismo não é assim, é só com água do chafariz) . O dia do batismo em que usam coisas nojentas em algumas cidades é, porventura, o único dia em que a vossa roupa irá diretamente para o lixo, pelo que devem usar mesmo a mais velhinha que têm. Poderia referir o dia do cortejo, mas penso que, apesar da cerveja e da farinha, consegue-se lavar essa roupa.

Quanto aos acessórios, é importante que não levem mesmo nada isso. Nada de relógios, colares, brincos ou pulseiras. Além de não ser confortável e potencialmente perigoso ( podem se cortar com as pulseiras, por exemplo, ao fazer flexões), é proibido por muitas comissões de praxe.

Quanto à maquilhagem, em algumas universidades ( como é o caso da Universidade do Minho), não é permitido usar nenhuma ( mas as comissões de praxe informam sempre, no primeiro dia, se é permitido ou não).

Tentei falar de uma maneira muito geral sobre o que devem levar ou não para a praxe, porque isto varia, obviamente, de universidade para universidade, e sei que muitos poderão discordar com algumas coisas que disse. Escrevi este post para os futuros caloiros terem uma ideia geral do que podem ou não vestir nas praxes, para já irem preparadinhos para a semana das matrículas. Muitas destas informações serão dadas pelos Doutores, e podem e devem pedir-lhes para avisar quando for para usar roupa velha ou para ir para o lixo.


Espero que tenha sido útil para os futuros caloirinhos.

26 comentários:

  1. Na minha praxe o kit tinha apenas a t-shirt. E tínhamos que a guardar até ao traçar de capa, sem a lavar. Lembro-me que o pessoal punha a tshirt dentro de um saco e siga para o congelador. Ahah
    http://amiudasempreaandar.blogspot.pt/2016/09/youtube20160905-as-melhores-recordacoes.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu kit de praxe também nunca se podia lavar, aquilo em Janeiro já cheirava muito mal xD.

      Eliminar
  2. Yup, coisas confortáveis e que se possam sujar à vontade :)

    Beijinho ♥
    the-not-so-girlygirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu não usei maquilhagem na minha e usei sempre roupa de desporto. As minhas praxes foram sempre das mais "nojentinhas" mas consegui sempre lavar a roupa! Às vezes tiveram de ir três vezes à máquina mas ficaram impecáveis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas eram pouco nojentas, suja-me pouco, só me sujava mais nas noturnas.

      Eliminar
  4. nem sabes o quanto este post me ajudo, estas eram todas as minhas duvidas ahaha
    espero que faças mais posts neste tema, iria adorar le-los :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Um post muito útil! Na minha praxe não havia assim tanta necessidade de utilizar a roupa velha, porque não era uma praxe muito física. Mas, ainda assim, é ESSENCIAL, tal como disseste, roupa confortável. Qualquer tipo de jogo que nos mandem fazer pode não ser confortável de calções ou de saia.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :).
      De calções ou de saia era para esfolar os joelhos na certa xD.

      Eliminar
  6. Olá Cherry, tudo bem? :)
    Embora eu não precisasse de saber estas coisas para já, adorei o post e matei a minha curiosidade! Gostei mesmo, mesmo do post com certeza vai ser útil para muita gente.
    Beijo ♥
    Alexandra's World

    ResponderEliminar
  7. Obrigado por teres partilhado tudo isto sobre a praxe :) É sempre bom estar um pouco mais informada até porque estou a dias de virar caloira ahahah

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ter ajudado :). Boa sorte para a tua nova etapa, vais ver que vai correr bem :).

      Eliminar
  8. Olá! Apesar de eu estar muito longe de ir para a Universidade, foram dicas muito boas!
    Beijinhos

    O Planeta da Inês

    ResponderEliminar
  9. na minha praxe tínhamos uma tshirt e uns corsários, mas eu levava sempre roupa velha, muito embora a nossa praxe fosse muito limpa, porque acabava sempre por me sujar, nem que fosse apenas um bocadinho, por andar a rebolar no chão e nos arbustos :p
    mas nunca me aconteceu ter que deitar alguma peça de roupa para o lixo!
    beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fazia mais ou menos como tu, levava roupa velha dentro do normal ( quase o que costumo usar no dia a dia), porque tinha kit de praxe e não me sujava muito

      Eliminar
  10. Obrigada! Estava a precisar de saber sobre as Praxes!

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida que foi muito útil , já que serei futura caloira :p

    ResponderEliminar
  12. Daqui a uns diazinhos isto vai-me ser muito útil .. Obrigada por mais estas dicas preciosas !
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar