"". Life of Cherry: 5 razões pelas quais deves ir às aulas mais difíceis na faculdade !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

14.9.16

5 razões pelas quais deves ir às aulas mais difíceis na faculdade


Uma das grandes vantagens ou desvantagens da faculdade , que não existe noutras etapas escolares, é poder-se faltar às aulas sem levar falta. Claro que isto depende de universidade para universidade, mas grande parte delas ou não marca faltas, ou as faltas só contam uma percentagem mínima para nota, ou até marcam falta, mas como as turmas se tratam normalmente, de 100 ou mais alunos, é difícil saber se as assinaturas que estão na folha são verdadeiras ou se foram amigos que assinaram por outros. Digo que é uma vantagem ou desvantagem porque depende da forma como é usada e, muitas vezes, os estudantes universitários acabam por usá-la da pior maneira, faltando demasiadas vezes às aulas, o que a torna uma desvantagem.

Eu só usei esta vantagem de faltar às aulas em alguns casos, em que as matérias lecionadas nas aulas não tinham qualquer interesse e eu bem que podia estudá-las em casa, mas nunca faltei às aulas mais difíceis.

E muitos alunos, aproveitando-se destes privilégios, faltam às aulas mais difíceis, aquelas que normalmente são as mais chatas, mais cansativas, que nos obrigam a estar extra atentos e a ter extra trabalhos. Mas, infelizmente, também são essas as aulas mais importantes, e que podem contribuir mesmo para o vosso futuro profissional, ou que têm um peso enorme na média de final de curso. E, no entanto, é destas aulas que muitos estudantes universitários fogem.

Se és um destes alunos e, ainda assim, as razões acima não te convenceram, vou dar-te mais razões para ires assistir às tuas aulas mais difíceis na faculdade. Claro que ir a todas as aulas difíceis não substitui o estudo, não basta ir às aulas e não estudar, têm sempre que estudar em casa para obter melhores resultados.


1. Desafiam-te: Normalmente, são estas as aulas que te desafiam, que te obrigam a trabalhar o dobro, a pensar o dobro, coisas que não estás habituado/a das outras aulas, e daí ofereceres resistência. Contudo, deves obrigar-te a ires a estas aulas, tirar apontamentos ( ou gravar, se o professor falar muito depressa), e vais ver que na época de frequências o teu esforço será recompensado.

2. Vais aprender muito: Anatomia foi a cadeira mais difícil do meu curso, e as aulas pareciam ser um autêntico sofrimento, mas no final do semestre, saí de lá a saber muito mais do corpo humano, e a saber matérias que vão ser muito úteis para o meu futuro como enfermeira.

3. Estás mais preparado/a para o teu futuro profissional: Tal como disse no ponto interior, Anatomia preparou-me para o meu futuro profissional. Se uma cadeira que tu tens é muito exigente e o professor insiste muito nas matérias, é porque realmente tu vais precisar dessa matéria para a tua futura profissão. Há matérias difíceis em todos os cursos que depois, afinal, não têm qualquer interesse, mas normalmente as cadeiras mais difíceis e com mais créditos são aquelas que mais vais precisar para o teu futuro trabalho.

4. Pode subir a tua nota de final de curso, que vai aparecer no currículo: Normalmente, as cadeiras mais difíceis são aquelas que têm mais créditos e, consequentemente, as que valem mais. Isto significa que vão ter um grande peso na tua média de final de curso, que é um dos fatores que os empregadores têm em consideração quando estão indecisos entre duas pessoas para um emprego. Por isso, se te empenhares muito nessas cadeiras, ir a todas as aulas, e estudares bastante, talvez te suba muito a tua média.

5. Vais acabar o semestre sentindo-te mais forte: Quando finalmente passei a Anatomia, após três tentativas falhadas ( eu passei a esta cadeira na prova oral), eu senti-me como se tivesse vencido uma grande guerra, como se tivesse morto um grande monstro, senti-me poderosa e mais forte. Não sei se é de mim, mas quando eu realizo tarefas extremamente difíceis, eu sinto-me no topo do mundo! Por isso, deixo-te o desafio de te empenhares ao máximo nas cadeiras mais difíceis que tens este ano e, quem sabe, sentirás o mesmo que eu.


E vocês? Costumam ir às aulas mais difíceis do vosso curso?

16 comentários:

  1. Eu não ando na Universidade mas adorei o post:-)
    Na escola quando posso costumo ir ao apoio ao estudo, não é que necessite ( por enquanto),mas lá está vai ajudar-me para o meu percurso escolar
    Beijinhos

    O Planeta da Inês | As coisas boas da Escola

    ResponderEliminar
  2. Eu acho sempre que às mais difíceis é que não posso mesmo faltar porque se perder matéria vai ser muito mais complicado de acompanhar depois!

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu evito ao máximo faltar às aulas porque depois perco muita matéria e é mais difícil acompanhar.

      Eliminar
  3. Adorei! Vou este ano entrar na faculdade por isso foi muito útil :)

    tousjulia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Boa sorte para a tua nova etapa e espero que este post te ajude :).

      Eliminar
  4. Adorei o post e tens toda a razão, mais vale a pena darmos um poucodo nosso tempo ao mais dificil e perceber do que ignorar a disciplina.
    Beijinhos,adorei o post ,
    Érica

    ResponderEliminar
  5. Eu sou igual :) Quando tive um 14 na cadeira mais difícil do meu curso soube-me a 18! As cadeiras mais exigentes são aquelas que mais me desafiam, e é melhor ir às aulas e prestar atenção para não perder o fio à meada :)

    ResponderEliminar
  6. Eu ainda vou começar o décimo ano agora, mas como pretendo ir para a Faculdade li o post e gostei. Deve ser mesmo chato ir às aulas mais difíceis, mas pelo que disseste parece trazer imensas vantagens que valem o esforço.
    Parabéns por mesmo teres falhado três vezes, tentaste mais uma vez e conseguiste! Beijinhos

    https://recomecar-mariana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :). Sim, é mesmo chato, mas vale a pena o esforço no final.
      Obrigada :). Foi mesmo difícil, chorei tanto a achar que não ia conseguir, mas consegui e nunca uma nota me soube tão bem!

      Eliminar
    2. Acredito que não :) vale sempre o esforço!

      Eliminar