"". Life of Cherry: 10 Coisas que aprendi que aprendi no primeiro mês de Universidade !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

11.10.15

10 Coisas que aprendi que aprendi no primeiro mês de Universidade



Apesar de ainda só ter passado pouco mais de um mês desde que entrei na universidade, já aprendi tantas coisas ( e não, não aprendi coisas novas só nas aulas). Por isso, decidi partilhar convosco hoje algumas coisas que andar na universidade já me ensinou.

1. Uma agenda agora é mais fundamental que nunca: Sempre usei agendas, mas apontava lá os testes e pouco mais. Agora aponto lá tudo, quer sejam aniversários, trabalhos, estudos, exames, frequências, as aulas e respetivas salas. Além disso, antes deixava a agenda em casa, e agora ando com ela para todo o lado.

2. Organização é imperativo: É impressionante a quantidade de fotocópias, livros e apontamentos que já tenho. Ter tudo em capas com o respetivo nome da cadeira, ter um espaço de estudo organizado, é agora mais importante que nunca.

3.Organizar o tempo é crucial: Organizar o tempo é uma capacidade que tenho de dominar se quero sobreviver à universidade. Entre praxes, aulas , trabalhos de grupo e estudo, é muito fácil " entrar em parafuso" e começar a desesperar com  a falta de tempo. É necessário estabelecer um horário ao mílimetro para manter o equiliíbrio em todos os aspetos da nossa vida.

4. Poupar: Se não apontar as despesas que faço, rapidamente perco o controlo do que gasto.  Levo sempre lanche de casa para poupar dinheiro, almoço na cantina,...

5. Tirar apontamentos nas aulas "à velocidade da luz": na universidade os professores não nos "fazem a papinha toda" ( os meus professores por acaso mandam-nos os powerpoint que dão nas aulas, mas sei que nem todos são assim), porque é mesmo muito importante estarmos atentos e escrever depressa tudo o que os professores dizem.

6. Levar cadernos A5 e um lápis para a aula basta: Os cadernos A5 são mais práticos para a universidade porque quase que não ocupam espaço nenhum, além de caberem naquelas mesas pequenas dos auditórios. Quanto ao material escolar, aprendi logo na primeira semana que não vou ter tempo na aula para  estar a escrever com cores. Escrevo tudo a lápis e chego a casa e passo tudo a limpo.

7. A turma parece toda unida na primeira semana, mas depois volta tudo a ser como no secundário: Também existem "bitches" na universidade, e às vezes são mais más que no secundário.

8. Mas conheci mais pessoas (fantásticas) do que na minha vida inteira: Na universidade conheces muitas pessoas, de vários pontos do país, em praxes, festas, nas aulas, e até em transportes públicos.

9. Não dá para ir a todas as festas: Simplesmente porque os pais não deixam, porque o dinheiro não estica, ou porque a matéria já começa a acumular.

10. A praxe não é como a TVI a retrata :As praxes são diferentes em cada faculdade e em cada cidade, mas a maior parte das praxes têm como objetivo principal  integrar os alunos. Infelizmente, existem praxes abusivas e são essas que os meios de comunicação mostram.

Aprendi muito neste primeiro mês da universidade, mas tentei condensar tudo o que aprendi em 10 pontos, para não ser um post demasiado longo. Espero que a universidade me ainda ensine muito mais.

E os caloirinhos que andam por aí? O que aprenderam neste primeiro mês de universidade.

12 comentários:

  1. É tão giro ver as vossas aprendizagens como caloiros agora que estou no meu ano de finalista... Nostalgia... (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que vás ter saudades, a minha prima acabou este ano e diz que foram os melhores quatro anos da vida dela. Esperemos que também sejam os meus melhores :).

      Eliminar
  2. Já estou na universidade há três anos, e é bem verdade todos esses pontos;) Boa sorte para este primeiro ano, que é o melhor, sem sombra de dúvidas :p

    ResponderEliminar
  3. Acho que esse problema das turmas haverá sempre, seja onde for. Aliás, tanto na escola, como no trabalho... em qualquer lugar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, também acho que sim,... Mas uma pessoa tem que aprender a lidar com isso...

      Eliminar
  4. Não gosto nada dessa ideia de haver bitches na universidade :/ Queria mesmo deixar o secundário para trás!
    Xoxo,

    A Cerejinha ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. infelizmente há. Mas deixa lá, que na universidade conheces muitas mais pessoas fantásticas do que no secundário, que compensam as más pessoas :).

      Eliminar
  5. Eu já estou no 2º ano e se já aprendeste isso tudo no 1º mês em que por aqui andas então estas no bom caminho :))
    Desde o ano passado que também anoto todos os meus gastos... E sim na universidade também há bitches e na minha turma rapidamente percebemos isso depois do 1º projeto...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim :).
      Pois é, eu já tive muitos trabalhos de grupo e já deu para perceber isso...

      Eliminar
  6. Organização, organização, organização =)
    E boa amizades e boas recordações!
    Dá para tudo!

    ResponderEliminar
  7. tudo o que disseste é verdade :) ao início parece tudo maravilhoso com bue cores dentro do estojo.. depois vemos que folhas brancas e um lápis ou caneta chega! xD

    ResponderEliminar