"". Life of Cherry: ERA: Como estudar mais e melhor. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

5.9.15

ERA: Como estudar mais e melhor.



A grande preocupação dos alunos é tirar boas notas, ou seja, ser um bom aluno. Aproveitando-se desta preocupação, surgem inúmeros livros e artigos na Internet com o título "Como ser bom aluno", que dizem ter a "fórmula certa" para resultado garantidos. Mas este post não vai ser um desses artigos. Isto porque, na minha opinião, não há uma "fórmula" que nos garanta bons resultados. Estes resultados depende de vários fatores, como o tempo de aprendizagem de um aluno, as dificuldades que apresenta,... Não podemos criar uma única "fórmula" e esperar que resulte com toda a gente.

Mas existe um grande factor sem o qual não pode haver bons resultados: o estudo. Uns estudam mais do que outros, mas é quase inquestionável que, sem estudo, é impossível tirar boas notas. Por isso, hoje decidi dar-vos algumas dicas como estudar mais e melhor.

1. Está atento/a nas aulas: Estar atento/a é meio caminho andado para o sucesso escolar. Os meus professores costumavam dizer-me que, se tivesse atenta nas aulas, metade da matéria já estava estudada. Portanto, está atento/a nas aulas, tira apontamentos e tira as dúvidas que te surjam ao longo da aula com o professor/professora.

2. Tem um local de estudo organizado: Não vais conseguir estudar se o teu local de estudo estiver um caos! Estuda num ambiente tranquilo, limpo, pouco barulhento,com uma boa iluminação e bem arrumado ( para evitares estar sempre à procura de coisas).

3. Não tenhas distrações no teu local de estudo: Evita estudar num local com televisão ou computador. Na hora de estudar, não leves o teu telemóvel contigo para não caíres na tentação de telefonar a alguém, enviar sms ou jogar jogos.

4. Certifica-te que tens todo o material que precisas: Quando fores estudar, certifica-te que tens todo o material que necessitas perto de ti. Deste modo, não estarás sempre a levantar-te para ir buscar alguma coisa e não perderás a tua concentração. Realço aqui mais uma vez a importância do ponto 2, ou seja de ter um local de estudo bem organizado.

5. Sublinha os livros:  Os manuais escolares trazem, por vezes, muita "palha" desnecessária, portanto os marcadores fluorescentes ajudam bastante a distinguir o "essencial" do "acessório". Assim, é mais fácil reter o que é realmente importante.

6.Faz resumos e/ou esquemas: Depois de sublinhares o que é realmente importante, é bastante útil reunir essa informação, sob a forma de resumos e/ou esquemas. Ambos ajudam a reter e a memorizar a matéria. Como é óbvio não se aplica a disciplinas mais práticas como Matemática, mas fazer resumos/esquemas é muito útil na maior parte das vezes.  

7. Descobre qual é o método de estudo que funciona melhor para ti: Na hora de estudar, cada um tem o seu própio método. Descobre se memorizas melhor a matéria a ler, escrever ou ouvir. Tenho amigos meus que gravavam a voz deles a ler a matéria , e depois ouviam a gravação várias vezes até memorizar. Eu, pessoalmente, gosto de ler várias vezes os resumos que faço até memorizar. Descobre também qual é a altura do dia em que estudas melhor. Eu , por exemplo, gosto muito de estudar de tarde, mas também gosto de estudar de manhã. Há noite não gosto muito de estudar, é quando toda a gente do meu prédio está em casa e, por isso, é mais barulhento. Além disso, estudar à noite dá-me sono, mas no secundário chegava tarde a casa e , infelizmente, tive que estudar muitas vezes à noite.

8. Faz vários exercícios: Depois de memorizar a matéria, é essencial pôr o conhecimento em prática. Repete os exercícios que fizeste nas aulas, faz mais exercícios que tenhas no teu manual ou em livros de apoio escolar, ... Também podes ir à Internet buscar exercícios, existem bastantes na Internet.

9.Faz pausas e descansa: Não tentes estudar um dia inteiro seguidinho. O mais provável é que fiques exausto/a após duas horas seguidas de estudo. Para conseguir descansar, mas ao mesmo tempo n-ao perder a concentração nem a produtividade, eu costumo usar este método: estudo uma hora, e descanso 10 minutos , e assim sucessivamente. Não faças diretas para estudar. Tenta estudar com antecedência e respeita as horas que são para dormir. Sei que sou uma chata no que toca a este assunto, mas nunca é de mais realçar que dormir 7/8 horas por dia é muito importante, não só para o teu sucesso escolar, mas para a tua saúde ( podes ver mais dicas aqui).


10 Tira dúvidas: A minha professora de Biologia costumava dizer-nos que tirar dúvidas é sinal de inteligência e não de burrice, e se não tivéssemos dúvidas era sinal que não tínhamos estudado. Tira dúvidas com os teus amigos, colegas, explicadores, professores... Mas nunca fiques com dúvidas! Ficares com uma dúvida pode baralhar-te no resto da matéria.

O que acharam do post? Quais sãos os vossos truques para estudarem mais e melhor?

21 comentários:

  1. Na minha altura, eu fazia resumos e tinha os livros cheios de rabiscos e sublinhados.

    ResponderEliminar
  2. gostei das dicas, são mais ou menos as que eu costumo utilizar!
    quando estou a estudar, prefiro que seja de tarde ou depois de jantar, tem que ser num local fechado pois gosto de estar à vontade e decoro melhor as coisas se ler tudo, depois fizer resumos com o mais importante, ler os resumos e tentar repetir mais ou menos o que acabei de ler.
    beijinhos :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Eu prefiro estudar de tarde. Eu uso o mesmo método que tu :)

      Eliminar
  3. gostei das dicas, são mais ou menos as que eu costumo utilizar!
    quando estou a estudar, prefiro que seja de tarde ou depois de jantar, tem que ser num local fechado pois gosto de estar à vontade e decoro melhor as coisas se ler tudo, depois fizer resumos com o mais importante, ler os resumos e tentar repetir mais ou menos o que acabei de ler.
    beijinhos :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas :) Vão ser muito úteis!
    Gi
    http://agridoceblog.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. quero voltar a ter estas dicas pra fazer :( agora é ao contrário.. como ensinar os outros a estudar.. já que ando a dar explicações haha xD

    ResponderEliminar
  6. Excelentes dicas :) Também sou dessas que faz resumos e tem os livros todos sublinhados e escritos

    Cidadã do mundo desconhecido
    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.com/

    ResponderEliminar