"". Life of Cherry: Como dormir melhor. !-- Javascript Resumo Automático de Postagens-->

3.8.15

Como dormir melhor.



Na atualidade, a nossa vida quotidiana é muito agitada e diariamente enfrentamos várias situações de stress. Por isso, cada vez mais pessoas sofrem das famosas insónias. Nestas situação. o velho truque de "contar carneirinhos" não resolvem e os simples exercícios de tespiarção revelam-se bastante ineficazes. Mas existem algumas coisas que podemos fazer antes de consultar. um médico ou começar a tomar commprimidos para dormir que nos vão causar dependência.

Nunca fui uma pessoa que dormisse lá muito bem. Em criança, dormia a noite inteira, mas demorava 1 hora ou 2 antes de adormecer. No secundário, comecei a passar noites sem dormir. A partir daí, percebi que tive de fazer mudanças nos meus hábitos de sono. Agora, depois de mudar os meus hábitos, vou para a cama e adormeço logo, dormindo a noite inteira. Portanto, lê para descobrires como adormecer depressa e dormir a noite inteira.


1.Toma um banho quente:Tomar um banho quente (quando digo quente, é com água morna, e não um banho a 40 graus! ) antes de ir para a cama ajuda a relaxar, logo na hora de deitar estarão mais calmos e o sono virá mais depressa.

2.Cria um horário para dormir: Se dormires até ao meio dia e depois,nesse mesmo dia, te deitares às onze da noite não esperes ter sono. O mais provável é que fiques acordado/a até às duas da manhã e acordes no dia a seguir cheio de sono. A verdade é que o nosso corpo tem hábitos, e se não criarmos um horário , vamos baralhar o sono e nunca vamos dormir as horas que devemos. Cria um horário para dormir. Por exemplo, em tempo de aulas, eu deito - me às 11 da noite e acordo às 8 da manhã. Também deves ter um horário para dormir nas férias ( eu deito-me sempre por volta da meia-noite e acordo às 9 da manhã).


3.Mantêm-te longe da tecnologia:Não caias na tentação de espreitar uma última vez o facebook ou o instagram. Deixa uma hora antes de ir para a cama para esvaziar e relaxar a mente. Por exemplo, se te deitares às 11 da noite, às 10 horas da noite deves largar o computador e o telemóvel. Se não conseguires ter todas as tecnologias desligadas, opta por ver televisão. Embora a televisão também te faça mal ao sono, exige menos atenção do nosso cérebro do que se estívessemos na internet. Mas não te ponhas a ver filmes de terror/ação, porque assim ficas acordado/a durante a noite.

4.Não bebas café nem álcool:Não bebas café a partir das 17 horas da tarde. Embora o efeito do café passe passadas 3 horas, a cafeína continua no nosso organismo até cerca de 8 horas. O álcool também não ajuda a dormir, porque embora nos acalme e nos dê uma sensação de sono, impede-nos de entrar num sono profundo e reparador.

5.Lê um livro: Este é o truque clássico para adormecer.Lê um ou dois capítulos de um livro antes de dormires. Os teus olhos vão começar a ficar cansados e o teu cérebro vai receber sinais que são horas para dormir.


6.Tem um caderno ao lado: Às vezes, estamos tão preocupados com o que temos que fazer no dia a seguir ou  como vamos enfrentar determinada situação que parece que o nosso cérebro está num turbilhão de pensamentos, e acabamos por afugentar o sono. Escreve num caderno o que te preocupa para esvaziares a mente e para te preocupares com isso apenas na manhã seguinte.


31 comentários:

  1. Boas dicas! Eu durmo super pouco :(

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post bastante interessante! Felizmente eu durmo bem ao acordo com o despertador ihihi

    ResponderEliminar
  3. Comigo há um livro que funciona muito bem para adormecer - A parte do Ramalhete d'Os Maias. É tiro e queda! :) Muito boas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha, isso deve resultar mesmo não duvido xD Devia estar na minha lista.
      Obrigada :)

      Eliminar
  4. Cherryamiga

    Assistir nas televisões a debates mesas redondas e comentários dão-me somo até amanhã de tarde

    Qjs do cota Leãozão

    ResponderEliminar
  5. Ótimas dicas! :)

    r: eu vou andar por aqui, mas um pouco mais distante. Não se livram de mim assim tão facilmente ahah :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Que pena, eu a pensar que andaria mais sossegada xD

      Eliminar
  6. Tens bons truques, mas ler um livro é coisa que nunca resultou comigo, bem pelo contrario :p

    ResponderEliminar
  7. Ótimas dicas!
    Beijinhos :)
    http://those-colorful-words.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. As dicas foram excelentes Cherry. Eu tenho sempre problemas com o sono especialmente em tempo de aulas porque não consigo organizar tudo aquilo que tenho para fazer de forma a conseguir deitar-me às 23h, aliás a maior parte dos dias de aulas não consigo deitar-me antes da meia-noite e tenho de acordar sempre entre as 7h e as 7h30. Sou muito má gestora de tempo. Acho que é um dos meus piores entraves e gostava de conseguir ultrapassá-lo, tens dicas para uma melhor gestão de tempo? Beijinhos!
    Blog: As Confissões da Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Também tive esse problema este ano. De facto, é muito difícil gerir o tempo com a carga horária a que estamos sujeitos nos dias de hoje, quer na escola, quer no futuro, num emprego. O meu objetivo para o próximo ano letivo é gerir melhor o tempo.
      Vou fazer um post sobre gestão de tempo futuramente, em setembro, altura do regresso às aulas e em que eu vou preparar uma surpresas para conteúdo do blog :).

      Eliminar
  9. Por acaso, nunca tive grandes problemas em dormir. Mas noto diferenças quando ando mais ansiosa.

    Beijinhos *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha mais dificuldades quando era mais nova, agora adormeço mal caio na cama. Mas tal como tu, quando estou ansiosa, custa-me mais a adormecer.

      Eliminar
  10. Eu não tenho grandes problemas em dormir mas acho que a dica da tecnologia é a mais importante. Muita gente fica até às tantas da manhã porque se perde em redes sociais e afins.

    ResponderEliminar
  11. Tenho imensa dificuldade em dormir bem.Obrigada pelas dicas :)
    Estou a seguir, se quiseres passa pelo meu.

    Beijinho, Beauty Queen

    ResponderEliminar